Meu Contato:

E-mail: fernando_montanheiro@hotmail.com

sábado, 1 de maio de 2010

José Humilde Artesão

"José Humilde Artesão, trabalhaste noite e dia para não faltar o pão no lar da Virgem Maria".

Hoje neste dia 1º de maio, dia dedicado ao trabalhador, lembramos e celebramos São José Operário, patrono dos trabalhadores.
Não temos quase nada na bíblia sobre a vida de São José, mas sabemos que ele era um carpinteiro que morava numa aldeia simples, um lugar humilde. Sabemos também que ele tinha uma profissão e por isso em várias vezes Jesus foi conhecido na Bíblia como o 'filho do carpinteiro'.
Neste dia dedicado ao trabalho, podemos repensar um pouco no valor de termos um emprego, de termos uma profissão.
O trabalho que exercemos é uma dádiva, um meio de sermos úteis a sociedade. Temos o benefício do salário. Todo trabalho tem um salário. Até o trabalho voluntário. O salário pode vir através de dinheiro, de bens e também pode vir atavés da auto-realização. É assim por exemplo quando desenvolvemos uma atividade voluntária. Hoje vejo que poucas pessoas enxergam o valor do voluntariado. No geral as pessoas querem trabalhar, mostrar seus talentos para ganhar dinheiro, fama e sucesso. É claro que tudo isso é necessário também, mas percebo uma total desvalorização do voluntariado. Muitas pessoas em geral não querem ajudar as outras. Mas tem muitas pessoas também que gostam de ajudar e fazem bem feito aquilo que tem como dom.
O trabalho é um dom vindo de Deus. Deus quando nos criou colocou em nós talentos que podemos e devemos usar para o benefício das pessoas. É uma honra pra mim através do que eu faço poder ajudar as pessoas. Cada talento que tenho, Deus me deu e tenho que usar para o benefício das pessoas. E a recompensa? O salário? Devemos ter uma recompensa, mas não podemos ser obsessivos a ponto de colocarmos em primeiro lugar a recompensa ao invéz de ajudar as pessoas e de sermos úteis. A recompensa pode vir em realização quando fazemos algo e as pessoas são beneficiadas. Precisamos aprender a enxergar o nosso trabalho desta forma.
O trabalho é uma honra e se ele for um trabalho digno, pode construir vidas, promover o bem e a paz.
Seja o seu trabalho remunerado ou não, peça a Deus o dom da justiça e da promoção do bem. Saiba que não importa o seu talento ou dom, através dele você pode ajudar muitas pessoas e construir um mundo melhor e digno para todos.
Com o nosso trabalho prolongamos a obra do criador.

Que a exemplo de São José sejamos humildes operários e construtores de um mundo melhor.

São José, Rogai por Nós!

Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário